sábado, 13 de fevereiro de 2010

TEMA CENTRAL: PLANEJAMENTO E.E.VER.ELISIO DE OLIVEIRA NEVES

O desafio de Ler e Compreender

Levar os alunos a entender tudo o que leem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo. Para ser bem-sucedido na tarefa, é necessário o envolvimento dos professores de todas as disciplinas.

Um grande encontro

No diálogo entre o estudante e o texto, o professor tem um papel importante para criar condições de interpretação.

Aluno leitor ativo: realiza um esforço cognitivo para processar e atribuir significado ao que está escrito. Com os conhecimentos prévios, ou seja, tudo o que um estudante sabe antes de ler compõe os chamados esquemas de pensamento, que influenciam o que ele compreende.

Professor: contextualizador da produção, cabendo ao professor ajudar cada aluno enxergar os aspectos textuais. Mostrar ao aluno o significado da leitura, estabelecendo um objetivo claro (considerando o que a turma já sabe) é fundamental para dar sentido à tarefa.

Texto:

Forma: por possuir estruturas diferentes, cada gênero desperta expectativas distintas. Explorar as características antecipa a interpretação.

Conteúdo: ligado aos interesses de quem lê. O professor de cada disciplina tem de direcionar o olhar da turma para os aspectos específicos de sua área.

“O ensino das estratégias de leitura ajuda o aluno a utilizar seu conhecimento, a realizar inferências e a esclarecer o que não sabe.”

“O ato de ler exige motivação, objetivos claros e estratégias.”

ISABEL SOLÉ

Trabalho integrado para ensinar a ler

Para formar leitores ativos, é preciso combinar e desenvolver procedimentos comuns em todas as áreas do saber.

O desenvolvimento da competência leitora e escritora é imprescindível para a aprendizagem dos conteúdos de Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Português e Matemática.

Que procedimentos devem fazer parte desses combinados?

n Resumos

n Fichamentos

n Resenhas

n Pesquisas

n Esquemas e respostas a questionários

n Gêneros escritos de apoio à leitura

ARTE

Textos sem palavras

n Imagem: obra visual é leitura subjetiva, requer que o leitor use sua experiência e seus recursos cognitivos para atribuir significados

n Texto verbal: traz elementos como informações sobre a origem e a intencionalidade do artista. (Biografias, resenhas de exposições, catálogos de museus e depoimentos)

Ciências

Conhecer para questionar

n Texto instrucional: típico das experiências práticas.

n Texto jornalístico: jornais e revistas de divulgação científica.

n Texto expositivo: artigos científicos típicos de livros didáticos.

Educação Física

Captar o que o corpo produz

n Linguagem corporal: gestos, não só biológicos mas também sociais e culturais.

n Texto instrucional: gêneros como regulamentos e regras de modalidades podem servir como apoio à leitura de movimento corporal.

Geografia

Um passeio pela paisagem

n Texto jornalístico: reportagens e artigos se caracterizam por unir texto e imagem num mesmo material.

n Mapa: expressa variáveis de todas as ordens: políticas, físicas e sociais.

n Texto literário: boas obras trazem informações sobre o espaço.

História

Passado a limpo com debate

n Texto literário: contexto social, político, econômico e histórico em que viveu.

n Imagem: fotos, ilustrações, desenhos de documentos históricos.

n Texto jornalístico: notícias, crônicas, artigos e charges contribuem para entender em determinada época.

Língua Portuguesa

Explorar a diversidade

Por ter maior familiaridade no trabalho com a leitura, o docente da área tem de abrir caminho para os colegas e abordar os gêneros de que as outras disciplinas não tratam.

Matemática

Problemas sem problema

Entender o que dizem os enunciados é o primeiro passo para decifrar enigmas matemáticos.

n Enunciado de problema

n Tabela e gráfico

Currículo

O ponto de chegada

Conhecer o que os alunos precisam saber (as chamadas expectativas de aprendizagem) facilita o alinhamento das atividades para o ano.

Atenção!!!!!!!

Flexibilidade

Destino fixo, rota variável

É preciso equilíbrio para percorrer o ano letivo sabendo mesclar as atividades essenciais com eventuais mudanças de percurso que se fizerem necessárias rumo ao objetivo final.

Planejar dia-a-dia

Como fazer da rotina uma aliada

Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados e uma maior disciplina na classe.

Seus alunos irão agradecer.

Bom trabalho!

Equipe Gestora

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