TEMA CENTRAL: PLANEJAMENTO E.E.VER.ELISIO DE OLIVEIRA NEVES
O desafio de Ler e Compreender
Levar os alunos a entender tudo o que leem exige explorar diferentes gêneros e procedimentos de estudo. Para ser bem-sucedido na tarefa, é necessário o envolvimento dos professores de todas as disciplinas.
Um grande encontro
No diálogo entre o estudante e o texto, o professor tem um papel importante para criar condições de interpretação.
Aluno leitor ativo: realiza um esforço cognitivo para processar e atribuir significado ao que está escrito. Com os conhecimentos prévios, ou seja, tudo o que um estudante sabe antes de ler compõe os chamados esquemas de pensamento, que influenciam o que ele compreende.
Professor: contextualizador da produção, cabendo ao professor ajudar cada aluno enxergar os aspectos textuais. Mostrar ao aluno o significado da leitura, estabelecendo um objetivo claro (considerando o que a turma já sabe) é fundamental para dar sentido à tarefa.
Texto:
Forma: por possuir estruturas diferentes, cada gênero desperta expectativas distintas. Explorar as características antecipa a interpretação.
Conteúdo: ligado aos interesses de quem lê. O professor de cada disciplina tem de direcionar o olhar da turma para os aspectos específicos de sua área.
“O ensino das estratégias de leitura ajuda o aluno a utilizar seu conhecimento, a realizar inferências e a esclarecer o que não sabe.”
“O ato de ler exige motivação, objetivos claros e estratégias.”
ISABEL SOLÉ
Trabalho integrado para ensinar a ler
Para formar leitores ativos, é preciso combinar e desenvolver procedimentos comuns em todas as áreas do saber.
O desenvolvimento da competência leitora e escritora é imprescindível para a aprendizagem dos conteúdos de Arte, Ciências, Educação Física, Geografia, História, Inglês, Português e Matemática.
Que procedimentos devem fazer parte desses combinados?
n Resumos
n Fichamentos
n Resenhas
n Pesquisas
n Esquemas e respostas a questionários
n Gêneros escritos de apoio à leitura
ARTE
Textos sem palavras
n Imagem: obra visual é leitura subjetiva, requer que o leitor use sua experiência e seus recursos cognitivos para atribuir significados
n Texto verbal: traz elementos como informações sobre a origem e a intencionalidade do artista. (Biografias, resenhas de exposições, catálogos de museus e depoimentos)
Ciências
Conhecer para questionar
n Texto instrucional: típico das experiências práticas.
n Texto jornalístico: jornais e revistas de divulgação científica.
n Texto expositivo: artigos científicos típicos de livros didáticos.
Educação Física
Captar o que o corpo produz
n Linguagem corporal: gestos, não só biológicos mas também sociais e culturais.
n Texto instrucional: gêneros como regulamentos e regras de modalidades podem servir como apoio à leitura de movimento corporal.
Geografia
Um passeio pela paisagem
n Texto jornalístico: reportagens e artigos se caracterizam por unir texto e imagem num mesmo material.
n Mapa: expressa variáveis de todas as ordens: políticas, físicas e sociais.
n Texto literário: boas obras trazem informações sobre o espaço.
História
Passado a limpo com debate
n Texto literário: contexto social, político, econômico e histórico em que viveu.
n Imagem: fotos, ilustrações, desenhos de documentos históricos.
n Texto jornalístico: notícias, crônicas, artigos e charges contribuem para entender em determinada época.
Língua Portuguesa
Explorar a diversidade
Por ter maior familiaridade no trabalho com a leitura, o docente da área tem de abrir caminho para os colegas e abordar os gêneros de que as outras disciplinas não tratam.
Matemática
Problemas sem problema
Entender o que dizem os enunciados é o primeiro passo para decifrar enigmas matemáticos.
n Enunciado de problema
n Tabela e gráfico
Currículo
O ponto de chegada
Conhecer o que os alunos precisam saber (as chamadas expectativas de aprendizagem) facilita o alinhamento das atividades para o ano.
Atenção!!!!!!!
Flexibilidade
Destino fixo, rota variável
É preciso equilíbrio para percorrer o ano letivo sabendo mesclar as atividades essenciais com eventuais mudanças de percurso que se fizerem necessárias rumo ao objetivo final.
Planejar dia-a-dia
Como fazer da rotina uma aliada
Prever, passo a passo, as tarefas a desempenhar dentro e fora da classe ajuda a obter os resultados esperados e uma maior disciplina na classe.
Seus alunos irão agradecer.
Bom trabalho!
Equipe Gestora
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