sexta-feira, 11 de março de 2011

Concurso para Professor Coordenador

Estão abertas as inscrições para PCP das diretorias Guarulhos Norte e Guarulhos SUL.

www.dergsul.com.br

www.guarulhosnorte.com

Bibliografia:

1. Legislação Federal

a) Lei Federal 8069/90 – Estatuto da Criança e do Adolescente.

b) Lei Federal 9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.



2. Legislação Estadual

a) Resolução 53, de 24/06/2010 que altera dispositivos da Resolução SE 88, de 19/12/2007 alterada pela Resolução SE 21/2010 que Dispõe sobre a função gratificada de Professor Coordenador. Resolução SE 37, de 13/04/2010 alterada pela Resolução SE 65 de 20/09/2010. Dispõe sobre ações de acompanhamento pelos Professores Coordenadores das Oficinas Pedagógicas nas Unidades Escolares

b) Resolução SE 92, de 08/12/2009 – Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo I do Ensino Fundamental das escolas da rede pública. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br

c) Resolução 93, de 08/12/2009. Dispõe sobre estudos de recuperação aos alunos do Ciclo II do Ensino Fundamental e Ensino Médio, das escolas da rede pública estadual. Disponível em: http://www.educacao.sp.gov.br

d) Resolução SE 68/2007 e 11/98 alterada pela Resolução SE 31/2008, Portaria Conjunta CENP/COGSP/CEI de 06/07/2009. Dispõe sobre educação especial



3. Publicações Intitucionais

a) Proposta Curricular do Estado de São Paulo para o Ensino fundamental Ciclo II e Ensino Fundamental. Disponivel em: www.rededosaber.sp.gov.br

b) SÃO PAULO (estado) Secretaria da Educação. Matrizes de referência para avaliação: documento básico; SARESP. São Pulo: SEE, 2009. Disponivel em: htpp//saresp.fde.sp.gov.br/2009pdf/2008-matrizrefavaliação-doc-completo.pdf>



4. Obras de Referência

1. COLL, César e outros. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.

2. CONTRERAS, José. A autonomia dos professores. São Paulo: Cortez, 2002.

3. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

4. HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Portlo Alegre: Artmed, 2001.

5. HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2003.

6. HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

7. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola. O real, o possível e o necessário. Porto Alegre. Artmed. 2002

8. MARZANO, Robert J.; PICKERING, Debra J.; POLLOCK, Jane E. Ensino que funciona: estratégias baseadas em evidências para melhorar o desempenho dos alunos. Porto Alegre: Artmed, 2008.

9. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2006.

10. PERRENOUD, Philippe. 10 novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

11. PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia: a resposta do grande psicólogo aos problemas do ensino. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

12. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.

13. TEDESCO, Juan Carlos. O novo pacto educativo. São Paulo: Ática, 2001.

14. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Avaliação da Aprendizagem – Práticas de Mudança: por uma práxis transformadora. São Paulo: Libertad, 2003.

15. VYGOTSKY. L.S. Formação social da mente. Martins Fontes. São Paulo. 2007.

16. WEISZ, Telma. O Diálogo entre o ensino e a aprendizagem. São Paulo: Ática, 2002.

17. ZABALA, Antoni. A Prática Educativa – Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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