terça-feira, 21 de junho de 2011

Produção de Texto

Produção de Texto

Itens mobilizados pelo escritor
1. Conhecimentos lingüísticos
2. Capacidades lingüísticas da escrita
3. Procedimentos de escrita
4. Comportamentos de escrita

1. Conhecimentos Lingüísticos
• Discursivos: tudo que está implicado na Produção de Texto
• Pragmáticos
• Textuais
• Gramaticais
• Notacionais

Discursivos – adequação do texto
• As características que se supõe que o leitor pretendido possua.
• As finalidades que se pretende atingir
• As características do portador e do lugar de circulação
• As características do gênero no qual será organizado

2. Capacidades lingüísticas de escrita
a.Organização do texto
3. Utilizado em todo o processo de produção
a.Planejar o texto
4. Comportamentos de escritor
a.Trocar idéias com outro escritor
b.Pedir colaboração para revisão



** Sinonímia: Processo de não repetir as mesmas palavras dentro de um texto. Fazer as trocas


Propostas de Produção de Texto

Questões para reflexão:
1. O que têm em comum as propostas discutidas?
2. Em que contribuem para a constituição da proficiência escritora dos alunos?

Proposta 1 –
Consigna: Relacione as tirinhas com o estudo na sala, redija “Distribuição das nossas matas”
- Não foi definido o gênero e deve aceitar todos os tipos de textos
- Não tem contexto de produção de texto
- “Tirinhas” oferecida para produção de texto

Proposta 2 – “Richard e o passarinho”
Consigna – Observe os quadrinhos e conte a sua história. Escreva nos espaços ao lado de cada um.
- Ideia era seqüenciar as informações.
- Os quadrinhos limitam informações, provoca uma situação de coerência.

Proposta 3 – “Quadrinhos da Bruxinha” – Eva Furlan
Consigna – Leia a história com atenção e escreva ao lado de cada quadrinho
- Transformar uma tirinha de humor em texto escrito com humor é muito complexo sofisticado e difícil.

Proposta 4 – “E você terá um texto...”
Consigna – Observe a figura abaixo e responda as questões abaixo.
- Não tem coesão e coerência


Aspectos observados:
- Todas as propostas preocupam-se apenas com o oferecimento de referencial temático, como se fosse suficiente para aprender a produzir textos.
- Esse referencial temático é oferecido de várias maneiras:
• Com quadrinhos genuínos (tirinha da bruxinha e do Chico Bento)
• Com quadrinhos elaborados para finalidades didáticas
• Com gravura única
• Com grupos de palavras correspondentes a um parágrafo
• Com grupos de palavras resultantes de levantamento de experiência vivida
- Nenhuma proposta oferece referência sobre o contexto de produção de texto.
- Compreender as estruturas por traz do texto literário
- Oferecer o contato com diferentes gêneros por prazer ampliando o repertório.
- Alguns gêneros precisam ser aprofundados para serem escritores proficientes.
- Coesão e coerência são capacidades básicas lingüísticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário