Produção de Texto
Itens mobilizados pelo escritor
1. Conhecimentos lingüísticos
2. Capacidades lingüísticas da escrita
3. Procedimentos de escrita
4. Comportamentos de escrita
1. Conhecimentos Lingüísticos
• Discursivos: tudo que está implicado na Produção de Texto
• Pragmáticos
• Textuais
• Gramaticais
• Notacionais
Discursivos – adequação do texto
• As características que se supõe que o leitor pretendido possua.
• As finalidades que se pretende atingir
• As características do portador e do lugar de circulação
• As características do gênero no qual será organizado
2. Capacidades lingüísticas de escrita
a.Organização do texto
3. Utilizado em todo o processo de produção
a.Planejar o texto
4. Comportamentos de escritor
a.Trocar idéias com outro escritor
b.Pedir colaboração para revisão
** Sinonímia: Processo de não repetir as mesmas palavras dentro de um texto. Fazer as trocas
Propostas de Produção de Texto
Questões para reflexão:
1. O que têm em comum as propostas discutidas?
2. Em que contribuem para a constituição da proficiência escritora dos alunos?
Proposta 1 –
Consigna: Relacione as tirinhas com o estudo na sala, redija “Distribuição das nossas matas”
- Não foi definido o gênero e deve aceitar todos os tipos de textos
- Não tem contexto de produção de texto
- “Tirinhas” oferecida para produção de texto
Proposta 2 – “Richard e o passarinho”
Consigna – Observe os quadrinhos e conte a sua história. Escreva nos espaços ao lado de cada um.
- Ideia era seqüenciar as informações.
- Os quadrinhos limitam informações, provoca uma situação de coerência.
Proposta 3 – “Quadrinhos da Bruxinha” – Eva Furlan
Consigna – Leia a história com atenção e escreva ao lado de cada quadrinho
- Transformar uma tirinha de humor em texto escrito com humor é muito complexo sofisticado e difícil.
Proposta 4 – “E você terá um texto...”
Consigna – Observe a figura abaixo e responda as questões abaixo.
- Não tem coesão e coerência
Aspectos observados:
- Todas as propostas preocupam-se apenas com o oferecimento de referencial temático, como se fosse suficiente para aprender a produzir textos.
- Esse referencial temático é oferecido de várias maneiras:
• Com quadrinhos genuínos (tirinha da bruxinha e do Chico Bento)
• Com quadrinhos elaborados para finalidades didáticas
• Com gravura única
• Com grupos de palavras correspondentes a um parágrafo
• Com grupos de palavras resultantes de levantamento de experiência vivida
- Nenhuma proposta oferece referência sobre o contexto de produção de texto.
- Compreender as estruturas por traz do texto literário
- Oferecer o contato com diferentes gêneros por prazer ampliando o repertório.
- Alguns gêneros precisam ser aprofundados para serem escritores proficientes.
- Coesão e coerência são capacidades básicas lingüísticas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário