sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Orientações para HTPC (Saresp)


SARESP - Português

Textos literários

·         Identificar os episódios principais de uma narrativa literária, organizando-os em sequência lógica.
·         Identificar marcas do foco narrativo no enunciado de um texto literário.
·         Identificar marcas de lugar, tempo ou de época no enunciado de uma narrativa literária.
·         Identificar as personagens de uma narrativa literária.
·         Identificar o enunciador do discurso direto, em um segmento de narrativa literária.
·         Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora), em segmentos de um poema, a partir de uma dada definição
·         Identificar uma interpretação adequada para um determinado texto literário.
·         Associar o uso de determinados recursos gráficos, sonoros ou rítmicos ao tema de um poema.
·         Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base em sua compreensão global.
·         Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo sua relação com o tema.
·         Inferir o efeito de humor produzido em um texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões.

Situações de leitura de gêneros não literários:

Histórias em quadrinhos, regulamentos, receitas, procedimentos, instruções para jogos, cardápios, indicações escritas em embalagens, verbetes de dicionário ou de enciclopédia, textos informativos de interesse curricular, curiosidades (você sabia?), notícias, cartazes informativos, folhetos de informação, cartas pessoais, bilhetes.

·         Identificar a finalidade de um texto, mobilizando conhecimentos prévios sobre o formato do gênero, tema ou assunto principal.
·         Identificar os possíveis elementos constitutivos da organização interna dos gêneros não literários: histórias em quadrinhos, regulamentos, receitas, procedimentos, instruções para jogos, cardápios, indicações escritas em embalagens, verbetes de dicionário ou de
·         enciclopédia, textos informativos de interesse escolar, curiosidades (você sabia?), notícias, cartazes informativos, folhetos de informação, cartas pessoais ou bilhetes.
·         Identificar os interlocutores prováveis de um texto, considerando o uso de expressão  coloquial, jargão, gíria ou falar regional
Tema 2
Reconstrução dos sentidos do texto.
·         Identificar o sentido denotado de vocábulo ou expressão utilizados em segmento de um texto, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.
·         Localizar item de informação explícita, posicionado em segmento inicial de um texto, considerando um único critério para recuperar a informação (o quê, quem, quando, onde, como, por quê).
·         Localizar item de informação explícita, com base na compreensão global de um texto.
·         Localizar itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
·         Localizar itens de informação explícita em um texto, com base em uma dada proposição afirmativa de conhecimento de mundo social.
·         Localizar itens de informação explícita, relativos à descrição de características de determinado objeto, lugar ou pessoa, em um texto.
·         Organizar, na sequência em que aparecem, itens de informação explícita, distribuídos ao longo de um texto.
·         Estabelecer relações entre imagens (foto ou ilustração) e o corpo do texto, comparando itens de informação explícita.
·         Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto com base nos recursos gráfico-visuais presentes.
·         Inferir tema ou assunto principal de um texto, com base em informações contidas em título, subtítulo ou corpo do texto.
·         Selecionar legenda ou título apropriado para um texto escrito ou uma foto.
Tema 3
Reconstrução da textualidade.
·         Identificar dois argumentos explícitos diferentes sobre um mesmo fato, em um texto.
·         Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de marcas discursivas de temporalidade no encadeamento dos fatos.
·         Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso intencional de recursos expressivos gráfico-visuais.
·         Estabelecer relações entre segmentos de texto, identificando substituições por formas pronominais de grupos nominais de referência.
·         Estabelecer relações de causa/consequência, entre segmentos de um texto, sendo que a causa é relativa a um fato referido pelo texto e a consequência está explícita.
·         Distinguir um fato da opinião explícita enunciada em relação a esse mesmo fato, em segmentos contínuos de um texto.
·         Recuperação da intertextualidade e estabelecimento de relações entre textos.
·         Identificar duas formas de tratar uma informação, co base na comparação de textos que tratam de um mesmo tema ou assunto.
·         Inferir o efeito de humor produzido em um texto pelo uso intencional de palavras, expressões ou imagens ambíguas.

Reflexão sobre os usos da língua falada e escrita.
·         Identificar marcas de variação linguística de natureza social ou geográfica, no léxico mobilizado em um texto.
·         Identificar padrões ortográficos na escrita das palavras, com base na correlação com um dado exemplo.


Situações de leitura de gêneros literários: contos tradicionais, fábulas, mitos, lendas, crônicas narrativas, novelas, letras de música e poemas.

Compreensão de textos literários.
·         Identificar o sentido conotado de vocábulo ou expressão utilizados em segmento de um texto literário, selecionando aquele que pode substituí-lo por sinonímia no contexto em que se insere.
·         Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pela exploração de recursos ortográficos ou morfossintáticos.
·         Identificar o efeito de sentido produzido em um texto literário pelo uso intencional de  pontuação expressiva (interrogação, exclamação, reticências etc.).
·         Identificar o conflito gerador de uma narrativa literária, considerando marcas explícitas no enunciado.
·         Identificar o segmento de uma narrativa literária em que o enunciador determina o desfecho do enredo.
·         Identificar os episódios principais de uma narrativa literária, organizando-os em sequência lógica.
·         Identificar marcas do foco narrativo no enunciado de um texto literário.
·         Identificar marcas de lugar, de tempo ou de época no enunciado de uma narrativa literária.
·         Identificar as personagens de uma narrativa literária.
·         Identificar o enunciador do discurso direto, em um segmento de narrativa literária.
·         Identificar recursos semânticos expressivos (antítese, personificação, metáfora), em  segmentos de um poema, a partir de uma dada definição.
·         Identificar uma interpretação adequada para um determinado texto literário.
·         Associar o uso de determinados recursos gráficos, sonoros ou rítmicos ao tema de um poema.
·         Inferir informação pressuposta ou subentendida em um texto literário, com base em sua compreensão global.
·         Inferir a moral de uma fábula, estabelecendo sua relação com o tema.
·         Inferir o efeito de humor produzido em um texto literário pelo uso intencional de palavras ou expressões.

Autores recomendados para a leitura de textos literários e gêneros: contos e fábulas tradicionais, mitos e lendas brasileiras, letras de música do cancioneiro popular infanto-juvenil, Angela Lago, Bartolomeu Campos de Queirós, Cecília Meireles, Vinicius de Moraes,
Manuel Bandeira, Ruth Rocha, Lia Zatz, Pedro Bandeira, Ziraldo, Marina Colasanti, Ana Maria Machado, Machado de Assis, Artur de Azevedo, Monteiro Lobato, Fernando Sabino, Manoel de Barros, Mario Quintana, Alcântara Machado.


SARESP – Matemática


Números, operações, funções

  • Identificar a localização de números naturais na reta numérica.
  • Escrever um número natural pela sua decomposição em forma polinomial.
  • Identificar diferentes representações de um mesmo número racional.
  • Identificar a localização de números racionais representados na forma decimal na reta numérica.
  • Identificar fração como representação que pode estar associada a diferentes significados (parte/todo, quociente, razão).
  • Identificar a fração decimal correspondente a um número decimal dado e viceversa.
  • Identificar sequências numéricas.
  • Identificar e localizar na reta números naturais escritos com três e quatro dígitos.
  • Relacionar a escrita numérica às regras do sistema posicional de numeração.
  • Calcular o resultado de uma adição ou subtração de números naturais.
  • Calcular o resultado de uma multiplicação ou divisão de números naturais.
  • Resolver problemas que envolvam a adição ou a subtração, em situações relacionadas aos seus diversos significados.
  • Resolver problemas que envolvam a multiplicação e a divisão, especialmente em
  • situações relacionadas à comparação entre razões e à configuração retangular.
  • Resolver problemas que utilizam a escrita decimal de cédulas e moedas do sistema monetário brasileiro.
  • Resolver problemas com números racionais expressos na forma decimal que envolvam
  • diferentes significados da adição ou subtração.
  • Resolver problema que envolvam noções de porcentagem (25%, 50%, 100%).


Espaço e forma

  • Descrever a localização e a movimentação de pessoas ou objetos no espaço, em diversas representações gráficas, dando
  • informações sobre pontos de referência e utilizando o vocabulário de posição (direita/ esquerda, acima/abaixo, entre,em frente/
  • atrás).
  • Identificar formas geométricas tridimensionais como esfera, cone, cilindro, cubo, pirâmide, paralelepípedo ou, formas bidimensionais
  • como: quadrado, triângulo, retângulo e círculo sem o uso obrigatório da terminologia convencional.
  • Identificar semelhanças e diferenças entre polígonos, usando critérios como número de lados, número de ângulos, eixos de simetria e rigidez, sem o uso obrigatório da terminologia convencional.
  • Identificar a ampliação ou redução de uma dada figura plana.


Grandezas e medidas

  • Identificar horas e minutos, por meio da leitura de relógios digitais e de ponteiro.
  • Reconhecer unidades de medida usuais de comprimento, de superfície, de capacidade, de tempo e de temperatura.
  • Estimar a medida de grandezas utilizando unidades de medida convencionais ou não.
  • Efetuar cálculos que envolvam valores de cédulas e moedas em situações de compra e venda.
  • Estabelecer relações entre unidades de medida de tempo.
  • Resolver problemas significativos utilizando unidades de medida padronizadas como km/m/cm/mm, kg/g/mg, l/ml.
  • Resolver problemas que envolvam o cálculo do perímetro de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.
  • Resolver problemas que envolvam o cálculo ou estimativa de áreas de figuras planas, desenhadas em malhas quadriculadas.

Tratamento da informação

  • Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em tabelas e construir tabelas.
  • Ler e/ou interpretar informações e dados apresentados em gráficos e construir gráficos (particularmente gráficos de colunas).



Um comentário:

  1. Gostei muito desse apanhado de informações e me foi útil.

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