segunda-feira, 19 de março de 2012

Como estou fazendo Mestrado em Educação em Currículo e minha Linha de Pesquisa é Formação de Professores no ciclo I na área de matemática, posto abaixo algumas informações, caso alguém necessite.



O que é Matemática ?

 Matemática: palavra de origem grega que significa 'aquilo que se pode aprender'. Não é fácil dar uma idéia do que vem a ser matemática, e os dicionários dão definições bastante diversas. Uma possibilidade é considerá-la como a ciência que estuda quantidades e formas. Pode-se acrescentar que ela é uma linguagem,isto é, uma maneira de representar e falar ou escrever sobre quantidades e formas. A matemática tem vários ramos ou divisões, sendo as principais álgebra, geometria,aritmética estatística e medidas.
(Fonte: Microdicionário de Matemática - Imenes & Lellis - Editora Scipione)  

Para que serve a matemática ?

    É o melhor modo conhecido de "racionalizar" a Natureza. Através dela, conseguimos resolver um número bem grande de problemas de diversas áreas da Ciência. Vou dar-lhes alguns exemplos : 1)Qual será o caminho que a luz faz ao refletir numa superfície qualquer que minimizam seu tempo ? 2)Qual a curva que liga dois pontos fixos no menor instante de tempo ? 3)Por que quando apertamos os pólos de um ovo não conseguimos quebrálos ? Ficou curioso ? Então me mande um e-mail que terei prazer em esclarecê-los ! Além disto, desenvolve no matemático ou estudante de matemática uma enorme capacidade de abstração.

Qual a importância dela na sociedade ?

    Como sabemos, a parte mais simples e conhecida da matemática é a aritmética (operações com números). Imagine só se os números simplesmente não existissem. Parece-me um pouco complicado, não ? Temos que admitir que estamos cercados por números ! A qualquer lugar que você vá aparecerá a necessidade de quantificação em outras palavras : números. Esta é talvez a principal teoria matemática, mas não é a única, pois existem muitas outras as quais são também aplicáveis a sociedade.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário