sexta-feira, 12 de março de 2010

Todos podem aprender Matemática

Segundo Patrcia Sadovsky, "Falta fundamentação didática no ensino da matemática".
Para ensinar matemática é necessário a profundidade no estudo, nos encaminhamentos da aula, o professor precisa ter o domínio da matéria para ensinar a lógica matemática.
Os alunos precisam conhecer o nosso sistema de numeração decimal, entendendo a regularidade da sequencia, para não tenha dificuldades no futuro, quando foi usar as quatro operações (adição, subtração, multiplicação e divisão).
O aluno precisa refletir e debater sobre a reguralidade, para que o processo de aprendizagem traga bons resultados.
- A matemática que se aprende na escola deve estar relacionada com o dia-a-dia do aluno;
- Cada aula de matemática deve ter um desafio ao raciocino e um convite à criatividade;
- O ensino da matemática deve fazer o aluno ver que a matemática faz parte de seu mundo (trabalhar com situações reais);
- O ensino deve fazer o aluno perceber o jogo intelectual que existe na matemática para estímulo do interesse e criatividade. (Quadrado mágico)
Atividades pré-numéricas: - (Os trabalhos desenvolvidos pelo pesquisador suíço Jean Piaget concluíram que o ensino da Matemática seria beneficiado por um trabalho que incidisse no desenvolvimento de estruturas de pensamento lógico-matemático. Assim, considerando-se essas pesquisas, a aquisição da noção de número deve ser precedida por atividades pré-numéricas)

Atividades: Classificação/Seqüência e seriação (mais utilizada na Educação Infantil)
Exemplos de Atividades de Classificação: (faz parte ou não faz parte, pertence ou não pertence, maior, menor, mais alto, mais baixo)
Seriação: ordenar, por exemplo, três fitas da mais estreita para a mais larga.
Atualmente tornar essas atividades mais interessantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário