quinta-feira, 8 de abril de 2010

Formação Continuada em Matemática

" Matemática: É uma opção didática levar em conta o que as crianças sabem ou não, as perguntas que se fazem; os problemas que se colocam, os conflitos que se devem superar. É também uma decisão didática levar em consideração a natureza do objeto de conhecimento e valorizar as conceitualizações das crianças à luz das propriedades desse objeto" (Delia Lener e Patrícia Dadovsky)
Com a leitura do Texto "Números Naturais: Práticas e Investigações" - Célia Maria Carolino Pires - foi feito uma reflexão sobre as produções matemáticas dos alunos, na qual nos deparamos com a justaposição de escritas de números, e as organizam de acordo com a fala. Assim, muitas vezes, para representar o 546, os alunos escrevem 500 40 6 ou 500 46.
As hipóteses das crianças provocam conflitos e é exatamente explorando este conflito que o professor pode ajudá-lo a construir, progressivamente, escritas convencionais com valor posicional correto e com significado.

Construção do Conceito de Número;
ATIVIDADES DE CLASSIFICAÇÃO, SERIAÇÃO, SEQUÊNCIA, COMPARAÇÃO


Formação de filas:
• Ordem crescente, decrescente, excluindo alguns alunos. Peça, então, que os alunos excluídos encontrem seu lugar na fila;
• Um menino, duas meninas, um menino...

Correspondência entre objetos e alunos:
• Os alunos contam as carteiras e comparam com o nº de alunos, verificando se sobram carteiras ou faltam;
• Proponha:
Lúcia, pegue no armário folhas em número suficiente para as meninas.

Mário, faça o mesmo para os meninos.

Quantas folhas vocês pegaram? Há mais folhas para meninos ou meninas?

O som das mãos:
As crianças deverão reproduzir um som em uma determinada seqüência. E.: palma, estalo, estalo, palma.
Pode-se também usar movimentos: o 1º ergue o braço direito, o 2º estende o braço direito para frente, o 3º põe a mão na cabeça...
Blocos lógicos:
Divida a sala em grupos. Um aluno de cada grupo deverá retirar uma peça dos blocos e falar um de seus atributos. O seguinte deverá falar outro atributo. Esgotados os atributos, as peças deverão ser separadas de acordo com suas semelhanças.

Descobrindo o segredo:
Forme uma seqüência, por exemplo, com tampinha, palito de sorvete, caixa de fósforo, tampinha... Peça para os alunos: continuarem; criarem outras seqüências.

Números e numerais

Atividades que auxiliam na construção do conceito de número e numeral:

• Seriação, ordenação e classificação utilizando, por exemplo, blocos lógicos;
• Discussão acerca da utilidade dos numerais (situações em que aparecem): nº de telefone; ônibus; preços; nº do calçado, roupa; idade; calendário...
• Recortar nº de jornais, revistas (fazer a leitura do jeito deles);
• Elaborar, por exemplo, lista de telefones úteis, placas de carros que não rodam em determinado dia da semana (fazer a leitura);
• Elaborar fichas com numerais referentes a si próprio: idade, data de nascimento, nº do calçado, roupa, peso, altura, nº de irmãos, nº de amigos...
• Trabalhar com o calendário, registrar a data;
• Solicitar aos alunos que façam aparecer no visor o numeral ditado;
• Pedir para observarem a numeração da rua onde moram; anotar onde começa e termina; registrar o numeral da sua casa e dos vizinhos; comparar as anotações com os colegas; buscar regularidades;
• Comparar duas coleções no que se refere à quantidade; organizar coleções com a mesma quantidade; com quantidades diferentes; completar uma coleção para que tenha a mesma quantidade da outra.

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