domingo, 11 de abril de 2010

A importância da construção do texto coletivo

A expressão zona proximal foi criada por Vygotsky, para designar, na evolução cognitiva das pessoas, as aprendizagens que elas conseguem realizar com auxílio de parceiros mais experientes no conteúdo a ser aprendido. Ela antecede a zona real do conhecimento apropriado, quando o aprendiz pode realizar a tarefa proposta sem ajuda. No caso da seqüência didática, o momento da elaboração do texto individual, que revela a zona real de conhecimento do aluno, deve ser antecedido pela produção coletiva, um trabalho na zona proximal do conhecimento. (Vygotsky)

A construção do texto coletivo pela turma, com auxílio do professor, é uma importante etapa da sequência didática no ensino de gêneros textuais.

Dicas:
Antes de iniciar a escrita do texto
• Explique aos alunos a importância da escrita do texto coletivo;
• Recupere com eles a situação de comunicação e o roteiro dos aspectos
próprios do gênero;
• Incentive a participação da turma por meio de perguntas.
Durante a escrita do texto
• Converse sobre o tema/assunto que será escrito.
• Decida com o grupo a melhor forma de iniciar o texto.
• Ouça as propostas dos alunos e ajude-os a transformar as idéias apresentadas
(oralidade) em discurso escrito.
• Antes de escrever cada um dos parágrafos, releia o anterior com o
grupo para ver se está encadeado no texto e faça alterações necessárias.
• Prossiga o texto de modo que a organização da seqüência de parágrafos
não perca a unidade, a coesão e a coerência.
• Fique atento ao uso correto da pontuação.
• Escolha, com a turma, um título sugestivo para o texto.
• Ao final, transcreva o texto coletivo em papel pardo e combine com o
grupo que ele será revisado e aprimorado posteriormente.

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