sexta-feira, 1 de abril de 2011

Gêneros textuais na sala de aula: entre modas e realidades

Objetivo
Refletir sobre as práticas do ensino
da leitura e da escrita com foco em
gêneros textuais.

Organização
Proponha diferentes formas de
agrupamentos: individual, pequenos
grupos ou coletivo.

Mãos à obra

Peça que cada participante escolha e represente, por meio de desenho, uma interessante situação de comunicação, oral ou escrita, vivida neste dia. Proponha que os participantes exponham no chão os desenhos para apreciação coletiva. Instigue o grupo a organizar as ilustrações utilizando diferentes
critérios, por exemplo: dentro ou fora da escola, situação formal ou informal, comunicação oral ou escrita, individual ou coletiva. Pode-se ainda, agrupar as representações de acordo com sua fi nalidade: relatar, instruir, expor, argumentar e narrar.
Observe e comente com o grupo quais representações foram recorrentes, em que lugares aconteceram, qual o grau de formalidade, com que intencionalidade. Durante a conversa, o coordenador valoriza a função social de cada situação de comunicação representada.
Convide o grupo a analisar quais dessas situações de comunicação também estão na sala de aula e são utilizadas no ensino da oralidade, da leitura e da escrita. Você pode agrupar as situações de comunicação e montar um painel.
Em seguida, divida os participantes em pequenos grupos e prepare a turma para a leitura de estudo do texto “Gêneros textuais na sala de aula: entre modas e realidades” (Na Ponta do Lápis, nº- 11, pp. 4-5).
Essa proposta tem como intenção relacionar o que está dito no texto e o conhecimento dos participantes.
Antes de iniciar a leitura o coordenador apresenta o título do texto e aproveita para perguntar o que eles sabem sobre esse tema.
Oriente-os para que, no decorrer da leitura, prestem atenção aos destaques do texto: subtítulos, imagens, elementos que facilitam ou difi cultam a leitura. Peça que sublinhem as principais ideias do texto e registrem, também, as palavras ou conceitos que não estão claros. À medida que os grupos vão terminando
a leitura, proponha conversas sobre as anotações realizadas e organize uma pequena síntese que será apresentada no coletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário