segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Matemática - Sistema de Numeração Decimal

Como trabalhar com os eixos: comparar, ordenar, produzir e interpretar, para auxiliar a criança a compreender o SND:


* Comparar nº e ordená-los:
• Lista de preços;
• Quantidade de brinquedos;
• Idades, alturas,...
• Formar com três dígitos todos os nº possíveis e ordená-los;
• Utilizar materiais com nº escritos: fitas métricas, réguas, livros...
• Incentivar as crianças a buscarem as respostas: O nº que vem depois, na página seguinte é maior ou menor? Por quê?

* Produzir e interpretar nº:

• Escrever cheques;
• Escrever preços, idades, datas, medidas;
• Bingo;
• Comparar diferentes produções numéricas: 80025; 825; 830025; 83025;
• Anotar elementos de uma coleção;
• Buscar regularidades: formular perguntas acerca de regularidades observadas na notação numérica:

Ex.: No que se parecem e no que se diferenciam os nº de 1 a 50?

Escrever todos os nº de dois algarismos que terminam em 9, depois o nº seguinte de cada um.

Quais são os dez nº de dois algarismos, que começam com um?

Localizem na fita métrica os nº entre 100 e 160. O que acontece com os zeros? Quais têm zero? Quais não têm?
• Anotar de que maneira resolveram uma operação;
• Refletir sobre as operações, descobrir leis do sistema de numeração: aumentar em 10 ou 100, por exemplo, todos os preços de uma lista. Comparar os preços com os originais;
• Usar calculadora para descobrir que ordem deve dar para o nº: 7591 se tornar 7091?

Nenhum comentário:

Postar um comentário