SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Objetivo
Interpretar a informação contida numa escrita numérica.
Conteúdo
Composição
Material necessário
Bambolês
3 Folhas de sulfite
Canetão
Desenvolvimento
Prepare as folhas de sulfite. Faça com o canetão as letras U(unidade), D(dezena) e C(centena), uma em cada folha
Coloque os alunos sentados em uma quadra. Disponha os bambolês no chão, dando um espaço entre eles.
Escolha 3 alunos que vão segurar as folhas de sulfite em cima dos bambolês.
Escolha 1 aluno para montar os números dentro dos bambolês.
Exemplo:
Ditar o número 45, o aluno escolhido deve formar dentro do circulo a quantidade de números com ajuda dos colegas, porque eles serão os piões.
C D U
Quando o aluno fica em dúvida, o professor deve fazer perguntas para que ele saia da zona de conflito e consiga construir o valor posicional.
O exercício deve ser repetido algumas vezes aumentando o grau de dificuldade.
Avaliação
Para conferir as relações estabelecidas pelos alunos, em sala de aula faça sondagem ditando os números aos alunos, observe os registros e se o aluno seguiu uma regularidade.
O trabalho com material concreto ajuda no raciocinio logico matematico dos alunos. As crianças tem buscar artificios para resolver o problema. Ana
ResponderExcluiro menor número de 4 ordens
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir