sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Matemática - Valor Posicional - 4º ano

SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Objetivo
Interpretar a informação contida numa escrita numérica.

Conteúdo
Composição

Material necessário
Bambolês
3 Folhas de sulfite
Canetão

Desenvolvimento
Prepare as folhas de sulfite. Faça com o canetão as letras U(unidade), D(dezena) e C(centena), uma em cada folha
Coloque os alunos sentados em uma quadra. Disponha os bambolês no chão, dando um espaço entre eles.
Escolha 3 alunos que vão segurar as folhas de sulfite em cima dos bambolês.
Escolha 1 aluno para montar os números dentro dos bambolês.

Exemplo:
Ditar o número 45, o aluno escolhido deve formar dentro do circulo a quantidade de números com ajuda dos colegas, porque eles serão os piões.

C D U

Quando o aluno fica em dúvida, o professor deve fazer perguntas para que ele saia da zona de conflito e consiga construir o valor posicional.
O exercício deve ser repetido algumas vezes aumentando o grau de dificuldade.

Avaliação
Para conferir as relações estabelecidas pelos alunos, em sala de aula faça sondagem ditando os números aos alunos, observe os registros e se o aluno seguiu uma regularidade.

3 comentários:

  1. O trabalho com material concreto ajuda no raciocinio logico matematico dos alunos. As crianças tem buscar artificios para resolver o problema. Ana

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  2. o menor número de 4 ordens

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