sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Matemática - Valor Posicional - Jogo

Jogo "Dez não pode"
Material: material dourado e um dado
Procedimento: Cada criança jogo o dado e pega tantos quadradinhos (os menores) quqnatos forem os pontos do dado.
Isso se repete sempre na vez de cada criança.
Regra: Ninguém pode ter consigo dez elementos iguais. Quando alguém juntar dez elementos iguais deverá trocá-los por um número maior, que tenha valor equivalente aos dez. O material pode ficar no centro da mesa, ao alcance de todos ou, então, com algum aluno, que faz o papel de caixa.
Assim, dez quadradinhos (as unidades) serão trocados por uma tirinha (a dezena) e dez tirinhas serão trocadas por um quadrado maior (a centena).
Vence quem chegar primeiro a um número antecipadamente combinado ou, então quem tiver mais pontos depois de um tempo também combinado previamente.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário